O uso do soro fisiológico no cabelo é, comprovadamente, uma técnica benéfica para recuperar e manter a saúde dos fios.
Ele entra para lista dos produtos essenciais de quem não abre mão de cabelos bem cuidados. Além de contar com todas as suas vantagens o soro é barato e acessível.
É facilmente encontrado em farmácias e possui embalagem muito prática, favorecendo seu uso e conservação. O soro pode ser usado em todos os tipos de cabelo e é muito versátil quanto à aplicação.
Pode ser aplicado isoladamente ou misturado aos cremes de pentear e hidratação. Aparentemente inerte, ele tem um grande potencial quando aplicado aos cabelos.
Deve fazer parte da rotina de cuidados capilares, a fim de favorecer a beleza das madeixas. Seu uso é sempre sem enxágue, ou seja, quanto maior o contato com o cabelo maiores os benefícios.
Benefícios do soro fisiológico no cabelo
O soro é chamado fisiológico justamente por que sua composição se iguala à dos líquidos corporais. Ou seja, sua acidez e basicidade estão bem equilibradas em relação ao nosso organismo.
Leia também: Hidratação para Cabelos Ressecados
Assim, tanto no cabelo quanto na pele, oferece ótimos benefícios.
O soro fisiológico no cabelo consegue favorecer a hidratação dos fios, uma vez que sela suas cutículas. Desta forma, a perda de água pela fibra capilar é diminuída, assim como a perda de outros nutrientes.
O resultado é um cabelo hidratado, macio e sem frizz.
Além disso, o soro também ajuda na remoção de resíduos metálicos da água da lavagem. Com isso, o cabelo fica mais solto, garantindo fios mais leves e com balanço.
Vantagens do soro fisiológico no cabelo cacheado
O cabelo cacheado é, naturalmente, um cabelo mais propenso ao ressecamento e ao frizz.
Veja ainda: Hidratação de Glicerina
A própria curvatura do fio não permite que a oleosidade se distribua da raiz às pontas. Assim, o cabelo se torna naturalmente mais seco, mais rebelde e sem alinhamento.
Portanto, usar soro fisiológico no cabelo cacheado é mais que indicado. Ele pode manter a hidratação do cabelo e devolver maciez e uniformidade aos fios.
Vale ressaltar que pode ser usado por todos os tipos de curvatura, sem restrição. A solução é a aliada número 1 dos cabelos com ondas.
Como usar soro fisiológico no cabelo?
O soro fisiológico pode ser aplicado ao final da lavagem, após o último enxague. Após todos os tratamentos realizados ao longo da lavagem, as propriedades do soro selarão as cutículas.
Conheça ainda: Botox Capilar
Com isso, mantém-se a hidratação e a adesão dos nutrientes dos produtos utilizados.
Outra forma de usar o soro é misturando algumas colheres ao seu creme de hidratação. Com isso, basta homogeneizar a mistura e aplicá-la nos cabelos.
Após isto, basta respeitar o tempo de ação do produto e enxaguar normalmente e de forma abundante.
Para as cacheadas que sofrem mais quando estão longe de seus produtos de emergência, um borrifador com soro é a salvação. Basta umas borrifadas para renovar o aspecto dos cabelos, deixá-los mais leves e obedientes.
É a devolução da hidratação perdida, seja pelo sol, praia, piscina, etc.
Veja como usar soro fisiológico no cabelo passo a passo:
Receita de hidratação com soro fisiológico
Veja como fazer hidratação com soro fisiológico passo a passo:
Ingredientes:
- 1 tampinha de Bepantol líquido;
- Duas colheres (de sopa) de soro fisiológico;
- Duas colheres (de sopa) de máscara hidratante de sua escolha.
Basta misturar todos os ingredientes e aplicar nos cabelos mecha por mecha.
Confira também: Vinagre de maçã no cabelo
É importante ter cuidado em cada mecha, enluvando bem, sendo que o cabelo deve estar lavado apenas com shampoo. Após isto, aguardar 15 minutos e dar prosseguimento à lavagem com aplicação do condicionador.
Confira mais uma dica de como usar soro fisiológico no cabelo cacheado:
Pode deixar o soro fisiológico no cabelo?
O uso do soro fisiológico no cabelo não possui contraindicação, ou seja, pode ser usado sem restrições.
Originalmente elaborado para balancear o volume intravenoso, ele tem uma composição próxima à do nosso organismo. Sendo assim, não causa qualquer dano quando deixado nos cabelos sem enxague.
Veja sobre: Cronograma Capilar