Como cortar o cabelo sozinha: aprenda a fazer em casa de um jeito fácil

A praticidade a agilidade feminina incentivou muitas pessoas a realizarem as coisas sozinha, desde coisas artesanais e manuais até coisas que antes era necessário ir a salões de beleza como por exemplo: corte de cabelo, fazer as unhas, fazer as sobrancelhas, maquiagem e coisas do tipo.

Devido a facilidade por meio de tutoriais bem fáceis, as pessoas foram se habituando a fazer coisas em casa mesmo, assim aprendendo métodos de realizar suas coisas sozinhas.

Uma das coisas mais pesquisadas na internet para ser feita sozinha, foi o corte de cabelo, pois muitas pessoas optaram por mudar o visual em casa mesmo.

como cortar o cabelo sozinha curto
Foto: Big World Tale

A seguir mostraremos algumas formas de cortar o cabelo sozinha de um jeito fácil e prático, independente da textura e comprimento dos seus cabelos.

Como cortar o cabelo sozinha?

Se você criou coragem para enfrentar a tesoura e cortar suas madeixas, certamente pesquisou por algo na internet, para analisar tipos de cortes ou maneiras de executá-los.

Antes de cortar definitivamente os cabelos, você deve definir bem qual corte e comprimento quer, para depois escolher técnicas de corte.

como cortar o cabelo repicado sozinha
Foto: SheKnows

A seguir mostraremos algumas técnicas para determinados tipos de corte, que tem feito sucesso para quem aderiu, lembrando que são cortes fáceis e práticos, além de serem fáceis de executar, já que serão realizados pela própria pessoa.

Corte cabelo retinho

Se você quer um corte reto e bem definido, pode conseguir esse efeito com um lindo corte feito em casa.

Para obter esse resultado, você precisa de dois elásticos de cabelo, um pente e uma tesoura boa (própria para corte de cabelo).

como cortar o cabelo sozinha em camadas
Foto: The New Yorker

Após lavar os cabelos, divida-o ao meio do topo da testa até a nuca com os mesmos ainda úmidos.

Amarre os elásticos na altura que deseja o corte e certifique-se de que os fios ficaram bem presos e alinhados.

Corte aproximadamente 1 ou 2 centímetros abaixo do elástico de forma reta, sem deixar nenhuma ponta. Solte os elásticos e verifique se ambos os lados ficaram iguais. Retoque alguma ponta que tenha ficado em tamanho diferente.

Veja o tutorial do canal da Mariana Colatino:

Corte de pontinha do cabelo

Se você quer retirar as pontinhas sem perder muito no comprimento, a dica é dividir os cabelos no meio e deslizar os dedos até as pontinhas, onde deseja retirar.

Segure a madeixa com o auxílio de dois dedos e retire com a tesoura bem próximo dos dedos. Solte as madeixas após cortar todo o cabelo e veja se ficou tudo do mesmo tamanho. Caso não tenha ficado, vá acertando aos poucos até chegar no comprimento e estrutura desejados.

Veja como a Bruna Diiniiz faz:

Corte de cabelo curto

O corte de cabelo no estilo curto é um pouco mais complicado de ser realizado em casa sozinha, mas se você tem confiança em realizar o corte, possivelmente irá conseguir resultados lindíssimos assistindo a um bom vídeo na internet.

Comece o corte dividindo o cabelo em quatro partes iguais, formando uma espécie de cruz no topo da cabeça. Após, amarre um elástico em cada uma das partes, sendo que as porções inferiores (próximas a nuca) você deve amarrar bem próximas à base da nuca.

Faça um corte reto logo abaixo da amarração ou alguns centímetros abaixo do elástico. Nas duas porções superiores, amarre um pouco mais longe da raiz dos cabelos, na altura que deseja o corte.

Por ser uma mudança mais radical no estilo de corte, uma dica importante no momento de cortar os cabelos curtos é começar por comprimentos maiores e ir diminuindo aos poucos, pois você pode não gostar do resultado caso corte muito curto de uma vez.

Veja com a Luisa Velasco:

Corte em camadas

Para o corte em camadas, você não precisará de elásticos, mas somente de uma tesoura própria.

Flexione o pescoço e jogue o cabelo para frente, tapando o rosto. Mantenha o queixo encostado no peito e a face voltada para o solo.

Penteia os cabelos da raiz às pontas, trazendo o pente da nuca em direção ao queixo. Após penteá-los, corte na altura desejada em linha reta, madeixa por madeixa.

Quando jogar os cabelos para trás novamente, as camadas estarão bem definidas e marcadas, sendo que os cabelos da base da nuca estarão em comprimento maior e os do topo da cabeça em comprimento menor, formando as várias camadas entre elas.

Veja com a Bruna TV  como fazer:

Corte repicado

O corte repicado é bem diferente do corte em camadas, porém muitas pessoas acreditam se tratar do mesmo corte. Logo, se você tem dúvidas sobre qual corte quer, pesquise na internet os tipos de corte para ter certeza da forma como cortar suas madeixas.

O corte repicado é realizado com os cabelos amarrados em um rabo de cavalo firme e alto (no topo da cabeça).

Após amarrar, jogue o cabelo do rabo de cavalo para frente e alinhe bem os fios com a ajuda de uma escova de cabelo.

Faça o corte reto na altura que desejar e depois solte o rabo de cavalo para ver o resultado. Caso não tenha gostado do comprimento e queira mais curto, repita o procedimento.

Veja passo a passo no canal da Olhinhos da Caju:

Cortes retos e curto

O corte reto curto, segue o mesmo padrão de corte curto, porém você deve cortar as madeixas mais próximas do elástico possível a fim de manter o comprimento dos fios o menor possível.

Mas lembre-se da dica mais valiosa no momento de cortar os cabelos: opte por iniciar com cortes mais longos para não correr o risco de não gostar do resultado, ou seja, vá reduzindo o comprimento gradativamente.

Dicas de corte de cabelo sozinha cacheado

Os cabelos cacheados merecem atenção especial no momento de cortá-los sozinha em casa, pois eles têm uma estrutura diferenciada.

Quando se opta por cortar os cabelos cacheados em casa sozinha, você deve ter em mente que a curvatura dos cachos faz toda a diferença no corte, pois alguns centímetros a mais ou a menos podem ter grandes impactos.

Algumas dicas muito importantes de serem seguidas no momento de cortar seus cabelos no conforto do seu lar são: prefira cortá-los secos ou úmidos, pois assim você consegue visualizar melhor o resultado final, pois se os cabelos estiverem molhados, você não consegue visualizar o fator de encolhimento dos fios.

Esse tutorial do canal da Camila Santos é incrível:

Como fazer um corte de cabelo sozinha para dar volume

Alguns dos cortes famosas que podem dar volume ao cabelo são: pixie ou antigamente conhecido como Joãozinho, repicado ou em camadas.

Esses tipos de corte são famosos por valorizar o volume e a curvatura dos cabelos, independente de sua textura e comprimento.

Veja passo a passo com o canal da Ficando Gata:

Deixe um comentário