Muitas mulheres adoram ir no salão de beleza e pedir pelo corte bordado, mas muitas vezes não sabem seu verdadeiro propósito.
Hoje em dia, as mulheres e também os homens se preocupam muito com a aparência e a estética e, diante disso, a procura por tratamentos e vagas em salões de beleza está crescendo cada vez mais.
Com o avançar das tendências de moda, muitos tipos diferentes de cortes de cabelo estão surgindo e outros estão voltando dos tempos antigos.
Nesse artigo, iremos mostrar tudo que você precisa saber sobre o corte bordado. Iremos mostrar o que é, como é feito, quais os principais benefícios e indicações e também as desvantagens do corte.
O que é corte bordado?
Como é de se esperar, o corte bordado é uma técnica de corte muito utilizada por profissionais cabeleireiros em seus salões de beleza.
Veja também: Passo a passo do cronograma capilar
Essa técnica, muitas vezes é utilizada sem que as clientes saibam, pois muitas vezes o profissional percebe a necessidade do corte e acaba associando-o a outros tipos de tratamentos e cortes.
De forma simplificada, o corte bordado é aquele responsável por tirar as pontas duplas e ressecadas do cabelo, lembrando que ele pode ser feito em todos os tipos de cabelos.
Apesar de ser indicado para todos os tipos de cabelo, o corte bordado deve ser feito com maior cautela em cabelos cacheados e crespos. Dessa forma, é de extrema importância que o profissional alise os fios cacheados e crespos antes de iniciar a técnica, para que o corte fique padronizado e bem feito.
Esse tipo de corte é geralmente feito por pessoas que utilizam muita química nos fios em intervalos curtos de tempo, pois assim, os cabelos se tornam ressecados e porosos e as pontas duplas acabam aparecendo.
Ao escolher esse tipo de corte ou ao notar a necessidade do mesmo, ele acaba devolvendo o brilho e leveza dos fios, assim como retira o frizz e alinha os cabelos mantendo seu comprimento.
Dessa forma, o corte bordado se torna um grande aliado para quem deseja tratar os cabelos com pontas duplas sem tirar no comprimento, ou seja, deseja manter os cabelos longos e bonitos.
Apesar do corte eliminar as pontas duplas e o frizz dos cabelos, é necessário continuar com o cronograma capilar de tratamento dos fios com nutrição, hidratação e reconstrução, pois dessa forma é possível obter resultados ainda melhores.
Para que serve o corte bordado?
Como já foi mencionado, o corte bordado serve principalmente para tirar as pontas duplas e ressecadas das madeixas que alguns procedimentos químicos deixaram como: coloração, descoloração, alisamentos, uso excessivo de secadores e chapinhas, exposição prolongada aos raios solares e outros fatores.
Além desse principal objetivo, o corte bordado também serve para dar vida e brilho aos fios, devolvendo a leveza e movimento às madeixas.
Ainda pensando nos objetivos do corte, ele pode ser associado a outros cortes, a fim de mudar a aparência das pessoas ou até mesmo inovar no visual, sendo assim, um excelente complemento de outros cortes.
Benefícios do corte bordado para seus cabelos
Como é de se esperar, o corte bordado possui muitos benefícios, dentre os quais podemos destacar os mais comuns e notados nos grandes, médios e pequenos salões de beleza:
- Capacidade de eliminar todas as pontas duplas e ressecadas dos cabelos.
- Capacidade de acabar de vez com o frizz.
- Capacidade de manter o cabelo saudável e nutrido sem perder o comprimento.
- Garantia de mais leveza e naturalidade no movimento das madeixas.
- Em casos de cabelos cacheados e crespos, possui a capacidade de deixar os cachos mais definidos.
- Capacidade de aumentar o brilho dos fios.
- Capacidade de melhorar de forma global a textura dos cabelos, principalmente na região das pontas.
- Capacidade de ser usado em associação com outros tipos de cortes.
- Técnica menos invasiva para tratar procedimentos químicos excessivos nos cabelos.
Corte bordado estraga o cabelo?
Ao analisar vídeos de profissionais fazendo o corte bordado, você pode ter a impressão de que o tipo de técnica danifica os fios, mas fique tranquilo, pois o corte bordado não estraga os cabelos, muito pelo contrário, ele ajuda o cabelo a crescer forte e saudável.
Como já vimos anteriormente, a técnica é capaz de fortalecer o cabelo e reduzir o frizz, deixando-o saudável e mais bonito.
Apesar de não estragar os cabelos, o corte bordado deve ser retocado em intervalos menores, pois ele é um tipo de tratamento para cabelos que tiveram muito contato com procedimentos químicos.
Dessa forma, você deve fazer a manutenção do corte bordado de 40 em 40 dias até atingir os resultados que deseja.
Como fazer corte bordado passo a passo
A técnica do corte bordado não é difícil de ser feita, mas exige concentração e profissionalismo.
Atualmente existem duas maneiras de fazer esse corte, sendo elas, a técnica com a tesoura e a técnica com a máquina de corte especifica chamada Split Ender.
Apesar de usar equipamentos diferentes, as duas técnicas apresentam resultados igualmente eficazes, sendo a principal diferença o tempo de corte e as habilidades manuais, pois na tesoura você vai demorar mais tempo e precisará de maior precisão manual na técnica.
Para fazer o corte bordado você precisará deixar os cabelos secos, limpos e desembaraçados, lembrando que ao desembaraçar você deve respeitar o caimento dos fios e não mudar a direção deles.
Separe uma mecha maior na parte de trás e duas menores na parte da frente. Feito isso, separe mechas menores entre os dedos e segure-as entre três dedos de modo que ao segurar as pontas duplas se sobressaiam entre eles.
Ao notar as pontas duplas saltadas dos seus dedos, utilize a máquina de corte ou a tesoura profissional para aparar essas pontinhas, retirando todas elas calmamente, sem cortar os fios que dão comprimento aos cabelos.
Antes de fazer o corte bordado, você precisa entender que apesar de simples, o corte é uma técnica que exige concentração e delicadeza, dessa forma, você precisa estar concentrada e disposta a se aquietar e seguir todas as orientações fornecidas pelo profissional de sua escolha.