Atualmente muitas pessoas estão se adaptando aos cabelos cortados de forma curta, alguns com um corte médio curto, outros curtos e alguns curtíssimos.
Essa nova tendência de corte, normalmente está associada a quem deseja ser prática, moderna e sofisticada, pois é um corte fácil de arrumar no momento de sair.
Esse corte pode ser para ir trabalhar, ir à feira ou ir em algum tipo de evento, seja ele formal ou informal e também um corte super estiloso que demonstra toda a personalidade de quem o adota.
Se você procura por um corte para deixar sua rotina mais prática e fácil, esse é o post ideal, pois aqui lhe daremos dicas e inspirações para que você possa tirar todas as suas dúvidas a respeito desse corte que tem ganhado o coração de tantas mulheres no Brasil.
O que é um corte Pixie?
Antigamente, esse corte era chamado de corte Joãozinho. Com o passar dos anos, ele ganhou algumas variações e com essas variações ganhou um novo nome que hoje é usado no mundo todo, passando de corte Joãozinho para corte Pixie.
O que caracteriza um estilo de corte pixie é o comprimento, geralmente bem curtinho na nuca, e o restante dos fios repicados e bem irregulares, podendo estar associado a franjas de diferentes maneiras ou não.
Esse tipo de corte de cabelo remete a um estilo despojado e jovial, mas que pode ser usado por qualquer pessoa, de qualquer idade e textura de cabelos, basta que você tenha coragem de enfrentar a tesoura e esteja disposta a dar adeus ao comprimento dos fios.
Apesar de parecer um corte pré-determinado e pré-estabelecido, saiba que existem muitas variações nesse tipo de corte, podendo ter cabelos cortados muito curtos ou cortados em um médio curto com a nuca mais baixa. Também tem a opção de deixar uma das laterais mais baixa que a outra, podendo fazer associado ao corte Pixie, um corte degradê e até desenhos e riscas nas laterais da cabeça.
De quanto em quanto tempo você deve fazer a manutenção do corte?
Não existe um consenso sobre o prazo que se deve manter o corte, porém sabemos que quanto mais curto o cabelo for cortado, mais seus fios aparecerão grandes com o decorrer do tempo, ou seja, você consegue visualizar melhor o crescimento dos fios quando os mesmos são cortados muito curtos.
Diante dessas informações, alguns cabeleireiros orientam as pessoas a manterem o corte em dia por pelo menos uma vez no mês, a fim de manter o estilo do corte Pixie.
Se você é do tipo de pessoa que quer manter os fios sempre curtos e não gosta deles crescidos, o ideal é que faça o costume de aparar os fios pelo menos de quinze em quinze dias.
Antes de fazer o corte ou sua manutenção é muito importante que você procure por profissionais qualificados e treinados para esse tipo de corte, pois trata-se de uma mudança considerada radical no visual, logo, é necessário que seja um profissional para realizar o corte para que não tenha erros no processo.
Tipos de corte Pixie feminino mais usados
Como dito anteriormente, existem muitas variações no corte Pixie, pois com o decorrer dos anos muitas alterações foram sendo feitas a fim de agradar todos os públicos que desejam um corte mais curto.
A seguir mostraremos algumas das variações existentes, além das possibilidades de fazer o corte em diferentes tipos de cabelos, levando em consideração sua textura e comprimento.
Pixie em cabelos cacheados
Muitas pessoas acreditam que não é possível fazer um corte mais curto em cabelos cacheados por medo de perder a definição dos cachos. Porém sabemos que essa teoria não é real e que as cacheadas podem sim usar e abusar dos cortes ao estilo Pixie.
Para se adaptar a esse corte, as cacheadas devem cortas as madeixas um pouco mais compridas para não perder a definição dos cachos. Devido a curvatura do cabelo, quando soltar os mesmos, eles ficarão curtos e seguirão a característica básica do Pixie que é manter a nuca à mostra.
Esse tipo de corte é indicado para quem está passando pela transição capilar, ou seja, está se readaptando aos cachos após anos de progressiva para manter o cabelo liso.
Pixie em cabelos crespo
Para os cabelos crespos, aplica-se a mesma regra dos cabelos cacheados, manter o comprimento um pouco maior para que os fios façam ao menos duas curvaturas de cachos.
Dessa forma, o que irá manter a altura do corte Pixie serão os cachos. Vale lembrar que em ambos os tipos de cabelos é importante manter a hidratação dos fios para que os cachos fiquem bem estruturados e com aparência saudável.
Pixie em cabelo liso
Os cabelos lisos são os mais tradicionais nesse tipo de corte e geralmente são escolhidos devido sua versatilidade e praticidade.
Uma mulher com esse tipo de corte (independente da textura dos fios) está sempre pronta para qualquer ocasião em qualquer hora do dia.
Pixie com franja lateral e longa
A ideia de se ter um corte Pixie com franja, é ideal para quem ainda não está com coragem de manter os cabelos curtos por inteiro, ou seja, você pode manter um pouco do comprimento na franja.
O corte Pixie deixado com uma franja longa lateral, fornece um efeito mais charmoso e elegante e dá à mulher um ar mais jovial e cheio de estilo. É ideal para quem deseja esconder a testa, sendo que sua principal característica é deixar a nuca bem baixa e a parte anterior da cabeça (testa/franja) um pouco maior.
Pixie com platinado
A associação desse corte com a cor platinada é para mulheres de personalidade forte e que amam uma mudança radical no visual. O corte por si só já é cheio de estilo e personalidade, mas quando associado com a cor platinado, fica ainda mais estiloso e autêntico.
Pixie com cabelos coloridos
Assim como no Pixie com platinado, o Pixie associado com cabelos coloridos é um visual de arrasar.
Se você não tem medo da tesoura e nem das tintas, pode com certeza investir nesse estilo, pois será sucesso na certa, ainda mais quando associado a tinturas multicoloridas e cortes mais ousados como o degradê ou os risquinhos nas laterais da cabeça.
Como arrumar pixie cut?
Arrumar um cabelo ao estilo Pixie Cut é algo muito fácil de ser feito e esse é um ponto importante no momento da escolha do corte.
Para arrumar seu cabelo, você precisará lavá-lo, escová-lo e depois amassar os fios com as mãos (podendo ou não passar algum creme finalizador). Os finalizadores podem ser pomadas, ativador de cachos, gel e outros produtos próprios para finalizar penteados.