Pensando em fazer uma transição capilar 2020? Esse é um período muito importante na vida das mulheres, pois é um processo onde se abre mão dos alisamentos para adotar a textura natural dos cabelos.
Como os cabelos que sofreram alisamento químico costumam ser mais fragilizados, a transição capilar exige novos hábitos, para que as madeixas cresçam bonitas e saudáveis.
Em alguns momentos, porém, pode parecer que o desafio é maior do que se pode aguentar, pois é difícil se acostumar com um cabelo com duas texturas, sem contar que os fios demoram a crescer.
Tudo isso faz com que muitas dessas mulheres desistam no meio do processo e voltem a alisar as madeixas. Mas, não se preocupe, separamos algumas dicas para que a sua transição capilar seja a mais fácil e rápida possível.
O que é transição capilar 2020?
Você sabe exatamente o que é transição capilar? Esse é um processo em que a mulher decide abandonar qualquer tipo de alisamento por química (plástica de fios, progressiva, selante ou relaxamento) com o intuito de assumir o seu cabelo natural, seja ondulado, cacheado ou crespo.
Leia também: Cortes de Cabelo Cacheado 2020 Feminino
Para muitas mulheres, é uma forma de empoderamento, já que a sociedade impõe um padrão de beleza onde cabelos lisos são mais bonitos do que um cabelo cacheado ou crespo. Sua importância está, justamente, no reencontro da mulher com a sua própria identidade.
Quanto tempo dura o processo?
Uma grande preocupação das mulheres que pretendem fazer a transição é em relação a quanto tempo dura esse processo. Bem, aqui vai um alerta para as ansiosas: nada que exige grandes mudanças acontece do dia para a noite.
A transição capilar é um processo demorado, que pode demorar de 24 a 36 meses. Mas, em geral, não há um tempo certo. Afinal, isso depende da química que era usada, do crescimento dos fios e principalmente se será feito ou não o Big Chop.
Antes de se frustrar por conta da demora, pense que é um período necessário para reencontrar a sua identidade e reconstruir uma relação consigo mesma, que será muito mais saudável.
Cronograma capilar
Para que uma transição capilar seja um sucesso, é importante se informar sobre o cronograma capilar.
Este cronograma, como o próprio nome já indica, é uma agenda em que você vai intercalar três diferentes procedimentos:
O primeiro deles é a hidratação, responsável por recuperar tanto a água quanto os nutrientes dos fios. Ela é muito importante, pois o cabelo alisado não é capaz de absorver nutrientes por conta da química e o cabelo cacheado, por sua vez, é naturalmente ressecado.
A nutrição repõe os lipídios, criando uma barreira protetora nos fios. Com isso, a hidratação é mantida, deixando o cabelo mais bonito e saudável.
Por fim, chega a vez da reconstrução, que consiste em restaurar a queratina perdida e, com isso, os fios ficam mais fortes.
Produtos para cabelos em transição capilar
Você sabia que há produtos para cabelos em transição capilar? Eles ajudam os fios a passar por toda essa mudança da melhor forma possível.
Em primeiro lugar, é necessário deixar de lado todos os produtos para cabelos lisos e com química e passar a utilizar shampoo, condicionador e creme para pentear para cabelos cacheados ou crespos, que são indicados para hidratar as madeixas.
Outro produto muito importante para utilizar durante a transição capilar 2020 é um bom protetor térmico, que pode ser em creme ou spray. Ele evita possíveis danos causados pelo calor.
Como fazer a transição capilar?
As dúvidas sobre quando ou como fazer a transição capilar são normais. A primeira atitude, na verdade, é mais mental do que física: é preciso aceitar o novo visual. Assim é mais fácil superar o período de transição.
Outro passo importante é saber lidar com os cabelos com duas diferentes texturas pois, enquanto as pontas ainda estiverem lisas, a raiz natural crescerá cada vez mais e ganhará destaque. Ou seja, é necessário tratar os fios fragilizados e conhecer penteados para aguentar até o Big Chop.
Como o cabelo está ressecado, a quebra dos fios precisa ser evitada.
Melhores cortes
Outro passo importante na transição é encontrar um bom profissional que possa orientar em relação aos melhores cortes.
Um corte inevitável é o Big Chop, que é capaz de retirar todo o cabelo liso de uma só vez. Apesar de ser uma mudança um tanto radical, este corte de cabelo faz com que você pule diversos obstáculos, especialmente ter que lidar com o cabelo com texturas diferentes.
Outro corte de cabelo muito adotado por quem faz a transição é o Bob Hair, que é uma versão do Long Bob e do Chanel. Nele, o comprimento vai até, no máximo, o queixo. O ponto positivo é a versatilidade, pois é possível deixar a base reta ou arredondada, repicar o cabelo ou até fazer bicos frontais.
Para quem gosta de um visual clássico, o Chanel, criado pela estilista francesa Coco Chanel, é um corte que está sempre em alta e tem aquele ar inconfundível de sofisticação. É um corte de cabelo que ganhou várias roupagens mais modernas: assimétrico, repicado, etc.
O Heart Shaped ou “em forma de coração” é outro corte de cabelo que possui muitas adeptas.
Antes e depois da transição capilar
Se você chegou até aqui com dúvidas de que vale a pena embarcar na jornada da Transição Capilar 2020, confira estes Antes e Depois da transição capilar.
Leia ainda: Cortes de Cabelo Feminino 2020: + de 100 fotos
Dicas para acelerar a transição 2020
É claro que sempre existem dicas para acelerar a transição. Em primeiro lugar, desembaraçar os fios da maneira correta evita que eles se quebrem. O cuidado deve ser maior na região em que termina a raiz natural e começa o alisamento, pois ela está mais propensa à quebra.
Penteie o cabelo quando estiver molhado, utilizando um pente de dentes largos.
Em último caso, é necessário evitar secador, chapinha e até mesmo modelador de cachos. Além de deixar os cabelos, o alisamento durante a transição capilar faz com que o cabelo perca a forma e os cachos não serão tão bonitos quanto poderiam.
Como já foi dito, aposte no corte radical big chop para pular várias fases desse processo.
Penteados para transição capilar
Com certeza existem penteados para transição capilar que disfarçam a diferença das texturas do cabelo.
Um penteado indicado é o coque, que é muito prático e rápido de fazer. Há várias opções para adotar: baixo, alto, lateral, Double Buns e o coque despojado, que possui alguns fios soltos.
O semi-preso confere um ar estiloso para todas as ocasiões. Entre os diversos tipos de semi-preso, está o Half Bun, que consiste em fazer um coque na parte superior.
Acessórios como faixas e turbantes são excelentes para dar mais cor ao visual.
Por fim, temos a Box Braids, que é uma trança cheia de estilo e que tem tudo a ver com empoderamento, pois ela é muito usada por lutadoras e cantoras de hip hop.
Fotos do depois da transição
Confira mais fotos de cabelos depois da transição capilar:
Com todas essas informações é muito mais fácil passar por uma transição capilar 2020. Seguindo as dicas com certeza o resultado será ainda mais bonito.