O corte surfista é um tipo de corte muito antigo que era muito usado em crianças e que atualmente está sendo o pedido mais recebido nos grandes e pequenos salões brasileiros.
Esse corte combina super bem com o clima tropical e as cidades praianas, devido suas características, mas ele pode ser adotado por qualquer pessoa, de qualquer local do mundo.
Geralmente, ele adota algumas luzes ou mechas claras e tem pontas desfiadas e desiguais, o que confere todo charme ao corte de cabelo.
Nesse artigo, iremos mostrar o conceito desse tipo de corte e, também, alguns modelos de cortes em diferentes tipos de cabelos, para que você possa se inspirar antes de adotar o visual.
O que é o corte surfista?
Como mencionado anteriormente, o cabelo no estilo surfista é muito usado por surfistas ou amantes de praias e esportes radicais aquáticos, principalmente, no mar.
Ele é caracterizado por um corte na altura da nuca, onde os fios são mantidos em comprimento mediano e a nuca e laterais com comprimento relativamente menor.
Antigamente, esse modelo de corte era muito usado nas crianças e era chamado de corte “tigelinha” ou “cuia”, porém atualmente, algumas mudanças foram feitas e o corte tem ganhando grande destaque entre a população brasileira.
Outra característica marcante do corte é a presença de uma franja longa e lateralizada, assim como a cor clara (diferentes tons de loiro) e as pontas repicadas e desiguais. Vale lembrar que, a cor clara dos fios se deve, basicamente, aos efeitos da luz solar e do sal contido na água do mar sobre as madeixas.
Corte Surfista disfarçado baixo
Para fazer esse corte de forma disfarçada, você precisa deixar os cabelos do topo da cabeça um pouco menores do que o normal.
As laterais e nuca devem ser relativamente menores e finalizadas ao estilo degradê.
Já a parte superior da cabeça, o cabelo deve ser cortado em várias camadas de tamanhos diferentes para dar o efeito surfista.
Por ser um corte diferenciado e muito específico, você deve procurar sempre um profissional qualificado para o serviço, para que o resultado seja incrível e perfeito.
Corte surfista cacheado curto
Embora muitas pessoas acreditem que é preciso ter cabelos longos para adotar o corte surfista, isso não é bem verdade, pois você pode aproveitar do visual mesmo tendo cabelos curtos.
Para criar o efeito surfista em cabelos curtos, basta deixar a franja um pouco maior e jogá-la de lado. Outra ideia que também remete ao efeito surfista são as pontas desfiadas e desconectadas, dando um aspecto de cabelo “bagunçado”.
Corte de cabelo surfista em cabelo liso
Esse corte é mais comum em cabelos lisos e podem ser feitos em vários comprimentos como podemos ver.
Os cabelos lisos têm a versatilidade do corte e do arranjo dos fios, entretanto, são mais complicados de manusear em relação ao volume.
Dessa forma, o corte no estilo surfista pode ser um grande aliado a quem deseja volume, pois ele é feito de maneira repicada, onde as pontas dos cabelos permanecem desiguais e “bagunçadas”.
Para completar o visual surfista, você pode ainda associar o corte a algumas mechas em tons claros (como loiro ou platinado), pois o corte surfista original possui fios em tons claros devido a exposição a luz solar e a água salgada.
Qual é o corte surfista degradê?
Apesar de ser um corte clássico, ele passou por variações e acabou se modernizando, assim como outros tipos de cortes masculinos.
O corte no estilo degradê passou a ser uma ótima associação para o corte no modelo surfista, principalmente, para quem desejava um corte um pouco mais curto.
O efeito degradê é feito na maioria das vezes nas laterais e nuca, onde o comprimento dos fios deve ser menor em relação ao topo da cabeça.
Dessa forma, você deve ir aumentando o comprimento dos fios à medida que chega ao topo da cabeça, mantendo seu maior comprimento na parte mais alta da cabeça.
Corte de cabelo surfista americano
Esse corte é muito famoso entre as celebridades americanas, principalmente, entre as celebridades mais jovens.
O modelo de cabelo nessa versão é muito versátil, porém tem uma complicação, não são todas as pessoas que podem adotar o visual, pois para que o corte fique perfeito os cabelos precisam ser lisos e finos.
O corte é feito repicando bem as pontas e mantendo a franja maior, um pouco abaixo da altura dos olhos.
Outro diferencial do corte surfista americano é a associação com o corte jaca, podendo manter as laterais bem baixas e o topo da cabeça um pouco mais longa.
Corte surfista infantil
Esse corte é o queridinho das mamães de meninos, principalmente dos que tem cabelo lisos e ondulados, embora o corte possa ser feito em qualquer tipo de cabelo.
As mamães que optam por esse tipo de corte são fãs de modernidade e sofisticação além é claro de muito estilo e elegância.
Apesar de demandarem um pouco mais de tempo, os cabelos infantis cortados ao estilo surfista ficam lindos quando bem finalizados.
Assim como nos adultos, o corte surfista pode ser associado a outros modelos de cortes como é o caso do degradê e do jaca.
O grande segredo desse corte para as crianças, é manter as pontas bastante repicadas e volumosas e uma franja lateral longa e despojada.
Como fazer corte de cabelo surfista masculino?
Fazer esse corte requer muita precisão e atenção, pois apesar do modelo parecer ser desconectado e desfiado, o comprimento dos fios deve manter um certo padrão para dar o efeito despojado do visual.
De modo geral, o corte surfista é feito cortando as laterais e a nuca do cabelo curtos com auxílio de uma máquina de corte e o restante do cabelo é aparado com o auxílio de uma tesoura profissional, pois os fios são mantidos mais longos e com um bom caimento.
Como mencionamos, esse tipo de corte aceita vários tamanhos de cabelos, desde os mais curtos até os mais longos. Vale lembrar ainda que, para manter a originalidade do corte, é preciso fazer a franja longa e lateral e manter alguns fios desconectados dando o aspecto de cabelo “bagunçado”.