Você certamente já deve ter visto vários homens usando o corte do jaca nas ruas de sua cidade, mas, provavelmente, não o conhecia por esse nome.
Esse corte é muito usado pelos homens em todo território brasileiro, porém tem maior índice de uso no estado do Rio de Janeiro.
Esse corte é caracterizado por ser curtinho e de fácil manutenção, entretanto é preciso fazê-lo nas mãos de profissionais treinados e qualificados para que o efeito fique incrível.
Nesse artigo, iremos mostrar o que o corte do jaca, como ele é feito e suas principais variações e combinações para que você fique por dentro do assunto e consiga elaborar visuais incríveis para seus clientes ou pegue alguns de inspiração para fazer em seu próprio cabelo ou de seus filhos, por exemplo.
O que é o corte do jaca?
O corte do jaca pode ser confundido com outros modelos de corte de cabelo curto. Entretanto, ele apresenta algumas características únicas e totalmente personalizadas a seu estilo.
Dentre as características próprias desse tipo de corte, podemos citar as mais comuns e interessantes:
- Acabamento perfeito e simétrico;
- Sombreado denso;
- Degradê que começa do meio da cabeça para baixo;
- Desenhos feitos nas laterais da cabeça entre outras.
Esse corte foi provavelmente criado na barbearia Giliane Coviack, na comunidade do Jacarezinho, no Rio de Janeiro.
Ele começou a ser usado no início dos anos 2010, e o nome foi escolhido por ser uma abreviação do nome do local (Jacarezinho).
Embora pareça ser um corte fácil, os profissionais alertam que ele não é um dos mais fáceis de serem feitos, pois os tamanhos dos fios precisam ser exatos a fim de evitar marcações desnecessárias no corte.
Para que o corte de cabelo no estilo jaca fique com o mínimo de marcação possível, é preciso fazer a transição dos tamanhos com o pente ou a máquina de forma certeira e eficaz, logo é um tipo de corte que demanda certo tempo dos profissionais.
Corte do jaca cabelo liso
Esse tipo de corte pode ser feito em qualquer tipo de cabelo e sua manutenção deve ser constante.
Nos cabelos lisos, você pode fazer o corte deixando os fios no comprimento que desejar, mas lembre-se de manter as características do corte em evidência.
Você também pode associar o corte a desenhos nas laterais da cabeça ou somente riscos fazendo um tipo de marcação na altura dos olhos, por exemplo.
Corte do jaca disfarçado
Esse corte no estilo disfarçado é aquele onde a transição entre os comprimentos do cabelo são quase imperceptíveis, pois são mínimas.
Apesar de serem diferenças pequenas, esse corte proporciona um visual lindo e moderno, que combina com todos os tipos de cabelos e faz com que o homem esteja sempre preparado para todas as ocasiões.
Corte do jaca com reflexo
O corte do jaca com reflexo nada mais é que cortar o cabelo no corte especificado e fazer luzes ou reflexos no topo da cabeça.
Essas luzes são feitas com o auxílio da touca própria para esse fim e com o cabelo ainda sem o corte.
Após finalizar as luzes com pó descolorante, você deverá lavar o cabelo e começar o corte, para que ele fique sombreado e com os reflexos das luzes que foram feitas anteriormente.
Faça as transições necessárias com os diferentes tamanhos de pentes da máquina de corte e lembre-se de orientar o cliente sobre a importância da manutenção dos cabelos, pois cabelos descoloridos precisam de cuidados mais intensos e frequentes.
Corte do jaca curtinho
O padrão de corte é o mesmo para todos os modelos e tipos de cabelo, o que diferencia é a altura do cabelo que o cliente irá escolher.
Nos modelos curtinhos, o topo da cabeça vai manter o comprimento dos fios bem curtinhos e, à medida que desce em direção ao pescoço, vai ficando ainda mais curto sendo que, em alguns casos pode chegar no número zero da máquina de corte.
Corte do jaca navalhado
Caso você queira deixar o acabamento bem marcado, pode usar a navalha para fazer os recortes do cabelo, tanto na região do pescoço quanto na testa e laterais das orelhas.
O uso da navalha faz com que o acabamento fique mais marcado e evidente, deixando o corte mais harmonioso e charmoso.
Corte do jaca redondo
No corte redondo, o acabamento é feito de forma arredondada na região da testa e das têmporas.
Esse modelo é muito usado em cabelos crespos, mas pode ser feito em qualquer tipo de fio.
Muitas vezes, os homens que optam por esse tipo de corte o associam com desenhos feitos nas laterais da cabeça com a navalha, podendo eles serem desenhos complexos ou apenas listras na horizontal.
Corte do jaca com listra
Como mencionamos anteriormente, o corte do jaca com listras é o modelo mais comum desse tipo de corte de cabelo.
As listras são quase sempre feitas nas laterais da cabeça, pois podem fazer toda a circunferência da cabeça, indo de um lado a outro.
Essas listras podem ser feitas na horizontal, em traço único ou múltiplo, paralelas ou não. Elas também podem ser feitas em forma de arabescos, fazendo desenhos que se entrelaçam entre si.
Corte do jaca platinado
Muitas pessoas optam por fazer esse corte e platinar os fios. Entretanto, algumas pessoas platinam os cabelos antes de cortar, dessa forma todo o cabelo fica com uma tonalidade de coloração branca.
Outras optam por platinar depois de cortado, deixando a região onde o cabelo fica mais curto permaneça na cor natural do cabelo e crie um efeito de sombreado diferente e lindo.
Corte do jaca com pigmentação
Os cortes com pigmentação geralmente são feitos baseados na cor original dos fios, sendo feito apenas para realçar a cor dos fios que a pessoa já tem.
Como fazer o corte do jaca passo a passo
Para não errar no momento de fazer o corte do jaca opte por fazer as marcações em torno da cabeça, pois dessa forma o corte ficará igual de ambos os lados.
Passe a máquina de cortar cabelo no tamanho zero baixa e comece cortando com dois dedos de altura baseado no fim do cabelo, das orelhas e do osso occipital.
Troque para o pente de número dois e comece a fazer a transição de tamanhos, tomando cuidado para não deixar marcações, pois o efeito deve manter o efeito mais natural possível.
Confira as dicas do Alemão dos Cortes para aprender a fazer esse corte da moda: