Você já ouviu falar sobre as tranças box braids? Se você não está associando o nome à coisa, saiba que essas tranças são aquelas famosas longas tranças – ou curtas agora – muito presente na cultura negra, trazendo grande estilo e sofisticação para homens e mulheres.
São vários modelos de tranças, cortes e até mesmo cores para você escolher.
Então, se você quer conhecer mais este modelo de trança incrível e que está super em alta tanto em homens como em mulheres, continue aqui com a gente e aprenda o que é, seus tipos, como são feitas e as principais dicas de cuidados para este penteado estonteante.
O que é box braids?
A tranças box braids estão fazendo um grande sucesso entre homens e mulheres.
Estas tranças também são popularmente conhecidas como tranças kanekalon e também como tranças sintéticas.
Este tipo de penteado é bem popular entre aquelas que desejam muito estilo, alongamento das madeixas e ainda proteger os seus fios naturais com o entrelaçamento através do uso de cabelos sintéticos.
Assim, podemos traduzir a palavra “braind” como uma caixa. Afinal, este penteado consiste em tranças com um formato mais quadrado, como se os seus fios formassem uma espécie de caixa.
Além disso, ao fazer o complemento com os cabelos sintéticos, você ainda adquire um ar mais uniforme ao seu penteado. Dessa forma, é possível ter mais volume em seus cabelos.
Comumente, estes fios sintéticos utilizados são os famosos jumbos ou até mesmo os kanekalons. Para finalizar a trança, as suas pontas são queimadas para que a selagem seja realizada.
Para que você conheça um pouco mais sobre o seu histórico, saiba que essas tranças são características da cultura negra e foi uma forma criada para que os seus cabelos ficassem protegidos e com grande estilo.
Afinal, a box braids faz com que o cabelo natural fique protegido de diversos fatores que são agressivos para o cabelo natural. Dessa forma, o crescimento do fio é conservado.
Para realizar este tipo de trança, é preciso que você tenha ao menos 4 cm de cabelo natural. Isso porque ela consiste em realizar a adição da fibra sintética muito próxima a sua raiz do cabelo na hora de trançar.
Confira as dicas da Cynthia do Céu:
Tipos de box braids
Como você já deve imaginar, não há apenas um tipo de trança nesta categoria. Afinal, são vários tipos diferentes para você escolher aquele que melhor combina com você.
Dessa forma, você pode estar sempre renovando seu estilo, cor do cabelo, espessuras e comprimentos. Dessa forma, temos como tipos de box braid o jumbo, o kanekalon, a linha e a lã.
Entenda um pouco melhor com a Jacy Carvalho:
Box braid tipo Jumbo
O tipo jumbo é o mais comum de se encontrar, ainda mais por este material trazer grande leveza ao penteado.
É um material sintético com pouco brilho, perfeito para não deixar suas tranças pesadas.
Além disso, são diversos tons para você escolher, seja para o cabelo todo como também para realizar incríveis degradês.
Caso queira, você também pode utilizar diversas mechas de cabelo jumbo para fazer um efeito colorido em seus cabelos.
veja dicas com jusDenyse:
Tipo kanekalon
Este tipo de cabelo era bem popular aqui no país até que o jumbo chegou para dominar o mercado. Isso porque o kanekalon é bem mais pesado que este último modelo.
Outro grande diferencial do kanekalon é que este tipo de cabelo sintético aparenta ser muito mais sintético que o jumbo, já que possui muito brilho. Outra desvantagem é que não há tantas opções de cores para escolher.
Veja com a Meu Mundo Incomum – Jétty:
Box braid tipo linha
Com o seu diferencial de ser muito mais fácil para a realização de penteados, a linha de costura também pode ser uma ótima opção para a realização das box braids, dando um resultado maravilhoso.
Assim, você também encontra uma grande variedade de cores para renovar o seu visual. Sua finalização traz leveza e deixa as tranças mais finas, facilitando a modelagem dos penteados.
Além disso, o custo é bem inferior ao kanekalon ou ao jambo.
Entenda tudo com a Tainá Castro:
Com lã
Por fim, também temos com o um material muito utilizado para realizar a box braids a lã.
Com as mesmas vantagens da linha, a lã consegue trazer um pouco mais de volume para as tranças, já que este produto é um pouco mais grosso. Porém, suas tranças continuam com a leveza desejada.
Sua maciez também interfere no resultado, dando cabelos sintéticos mais confortáveis.
Sua desvantagem está na temperatura, já que a lã aquece o couro cabeludo.
Veja as dicas da Anndy Bittencourt:
Como é feito a box braids?
Para a realização dessa trança, é preciso ter ao menos 4 cm de cabelo natural. Contudo, se o seu cabelo for liso, é indicado que ele esteja abaixo da orelha para que a trança possa ficar firme e não escorregue.
O box braid é realizado de forma enraizada, em que o profissional utiliza pequenas mechas do cabelo sintético, junto a pequenas mechas do cabelo natural e vai trançando conforme o penteado escolhido.
Para finalizar o processo, o profissional queima as pontas com um isqueiro ou com água quente para poder selar as pontas dos fios sintéticos. Ou seja, essa trança não utiliza aqueles elásticos que danificam e marcam o cabelo para prendê-lo.
Dicas de manutenção e cuidados
Para que sua trança dure ainda mais, é preciso lavá-las apenas uma vez por semana e fazer o uso apenas de shampoo. Condicionadores e cremes podem fazer com que elas escorreguem do seu cabelo natural.
Também é de suma importância que as raízes de seus cabelos estejam sempre hidratadas.
Você também pode realizar o uso (bem pouco) de pomadas modeladoras para evitar os famosos frizz que com o tempo os seus cabelos naturais podem causar.
Lembrando que o frizz é ainda mais comum em cabelos curtos e lisos, já que não há comprimento suficiente para que a trança tenha uma maior fixação.
E como dica de ouro, evite fazer tantos coques. Isso afasta o cabelo da raíz e pode fazer o sintético se separar do natural
Cuidar de suas tranças box braid não tem segredo e é bem simples. Então siga essas dicas simples e faça com que elas durem ainda mais.
Veja com a Patrícia Ramos Oficial:
Veja algumas fotos para se inspirar:
01- Prenda parte do cabelo e faça um penteado super descolado
02- Um coque clássico com um pouco de charme faz a diferença
03-
Ola estou querendo aderir as tranças porem q faço progressiva ,gostaria de dar um descanso de escovas,esse seria o melhor caminho a se tomar…….gostaria de mudar um pouco o visual