Os cortes de cabelo estão sempre inovando e o corte calvão de cria é uma nova modalidade de corte masculino que está ganhando grande destaque na sociedade.
Por muitos anos, o corte no estilo degradê foi o auge de todas as barbearias ganhando destaque positivo em todas as regiões do Brasil e do mundo.
Entretanto, como a moda tem seus altos e baixos, o degradê começou a ser deixado de lado e a novo tendência é o corte calvão de cria ou simplesmente “degradê invertido”.
Nesse artigo, iremos mostrar o que é esse tipo de corte, onde surgiu, quais suas principais características e claro mostrar inspirações dos tipos de cabelos que podem se tornar aptos para esse tipo de corte moderno e um tanto inusitado.
O que é o corte Calvão de cria?
Para muitas pessoas, ser calvo é algo ruim e de aparência diferente. Entretanto, nesse ano, a calvície ganhou destaque após um grupo de amigos cortar o cabelo propositalmente no modelo calvo, ou seja, topo da cabeça raspado e laterais com comprimento pequeno dos fios.
Veja também: + 100 fotos e modelos de corte de cabelo masculino 2021.
Esse corte é também chamado de degradê invertido, pois mantem as laterais do cabelo maiores que o topo da cabeça.
Dessa forma, os homens ficam com a aparência de um careca, porém proposital.
Quem criou o corte Calvão de Cria?
Como mencionamos anteriormente, esse tipo inovador e inusitado de corte de cabelo, surgiu em uma pequena cidade do Rio Grande do Sul chamada Três Passos.
A cidade possui cerca de 20 mil habitantes e está localizada a, aproximadamente, 470 quilômetros de Porto Alegre.
Os principais responsáveis pela criação desse modelo de corte de cabelo foram três amigos adolescentes chamados Robert Macedo, Hiago Santos e Matheus Felipe.
Segundo contam, os amigos viram uma foto de um homem calvo no celular de um deles e Matheus (que era funcionário de uma barbearia) lançou o desafio de fazerem esse “penteado”.
Algum tempo depois, a ideia de Matheus foi concretizada na Barbearia VikingsBarber Shop, onde ele e os amigos decidiram de uma vez por todas cumprir com o desafio.
A grande fama do corte de cabelo surgiu quando Marcio Campos (dono da barbearia) filmou o procedimento e postou em todas as suas redes sociais.
Atualmente, o vídeo conta com mais de 4 milhões de visualizações e dessa forma inspirou outras barbearias e homens a adotarem esse tipo de corte.
Vale ressaltar que o dono da barbearia e criador no novo modelo de corte Marcio Campos não foi um adepto do corte e relatou que ainda permanecerá com seus cabelos crescidos.
Uma importante curiosidade relacionada com o nome do corte está em sua composição, pois calvão vem da palavra calvo/ calvície e cria é oriunda de uma gíria muito usada na cidade de Três Passos (RS) para designar os jovens que nasceram na cidade e permanecem nela por um longo período de tempo.
Como fazer o corte calvão de cria?
Como mencionamos, o corte calvão de cria está em alta entre os jovens de todo o Brasil, principalmente, dos estados Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Para fazer esse corte de cabelo, seu cabeleireiro terá que raspar o topo da cabeça na máquina no tamanho zero e deixar as laterais com um estilo que lembra o degradê, onde a parte mais alta é maior e, à medida que se aproxima da nuca, ele diminui até chegar novamente no tamanho zero ou um.
Apesar de parecer um corte simples de ser feito, você precisa procurar por um profissional qualificado e treinado, pois qualquer erro pode ser fatal e afetar drasticamente o estilo do corte.
Alguns jovens e até adultos, se arriscam a incrementar ainda mais o corte, realizando desenhos e riscos nas laterais da cabeça para deixar o visual mais despojado e moderno.
Para as pessoas que optam por esse tipo de corte, os profissionais alertam que os cuidados e manutenções devem ser constantes, pois o visual pode ser afetado pelo mínimo crescimento dos fios.
Em quais tipos de cabelos é possível fazer o corte calvão de cria?
Esse é um típico corte de cabelo masculino que pode ser feito em todos os tipos de cabelos.
Por não precisar ter uma estrutura ou um caimento específico, esse tipo de corte pode ser feito em qualquer tipo de cabelo e de qualquer tamanho.
Sejam cabelos lisos, enrolados, ondulados ou crespos, o resultado será igualmente inovador e inusitado.
Como os calvos naturais se portaram diante dessa nova tendência?
Várias pessoas estão se perguntando como os homens naturalmente calvos estão reagindo a esse tipo de tendência, pois para muitas pessoas a calvície é um grande problema na vida.
Apesar de muitas pessoas pensarem que houve uma repercussão negativa por parte desse público, os homens calvos têm gostado bastante dessa inovação e relatam se sentir incluídos na sociedade após esses jovens terem inserido o estilo calvo nas opções de corte das barbearias.
Dicas para personalizar o corte Calvão de Cria
Como mencionado anteriormente, muitos homens estão personalizando seus cortes de modo a ficarem totalmente únicos e diferenciados.
Algumas dicas de como personalizar esse tipo de corte são:
- Alterar a altura do corte de acordo com as preferências de cada pessoa;
- Fazer risquinhos em uma das laterais da cabeça e também na sobrancelha;
- Fazer desenhos na parte lateral da cabeça que representem os gostos e preferências de cada pessoa;
- Desenhar imagens no topo da cabeça como o símbolo da Nike e da Oclin;
- Tingir os cabelos da lateral da cabeça das cores que o cliente mais gostar, inclusive platinado entre outras maneiras que irá depender da criatividade e gosto de cada pessoa.
Qual o período de manutenção do corte calvão de cria?
Embora seja um corte aparentemente fácil e sem muitos cuidados ou manutenções, caso você queira manter esse corte por um período de tempo mais prolongado, precisa ter em mente que precisará visitar sua barbearia com mais frequência.
O corte calvão de cria requer cuidados maiores e um número de manutenções também maior, pois é preciso estar retocando a “careca fake” sempre que possível.
Para manter o topo da cabeça careca, é necessário que você raspe o topo da cabeça toda semana ou pelo menos de 15 em 15 dias.