Cabelo quebrado: o que fazer para recuperar os fios?

Estar com o cabelo quebrado é frustrante para qualquer pessoa que goste de manter seus fios como um marco de sua identidade visual.

Normalmente, os cabelos são o que representam certas pessoas, ou seja, é o anexo do corpo ao qual temos mais cuidado e procuramos sempre mantê-los bonitos e vistosos.

Dessa forma, se deparar com cabelos quebrados ao se olhar no espelho pode ser algo chocante e afetar diretamente a autoestima de qualquer pessoa.

Porém, embora pareça algo sem solução, você precisa saber que existe meios e técnicas de disfarçar os fios quebrados e até mesmo evitar que essa quebra aconteça.

cabelo quebrado em cima
Foto: @gracykellyeducadoracapilar

Nesse artigo iremos mostrar diferentes formas de recuperar e corrigir os fios quebradiços, com dicas valiosas para que você eleve sua autoestima e se sinta poderosa novamente.

O que são cabelos quebrados e como acorrem?

Antes de entender como corrigir os fios quebrados, é necessário entender o que é essa quebra capilar.

Ao contrário da queda capilar, os cabelos quebrados são aqueles onde o fio se parte em dois e o bulbo (bolinha branca) não se desprende do couro cabeludo.

Normalmente é fácil identificar a quebra dos fios pois as pontas se tornam mais rígidas e os fios ficam de tamanhos desiguais, mas outras características são observadas nesses casos como a presença de fios ásperos, porosos, embaraçados e sem brilho.

o que fazer para recuperar os fios
Foto: @jupodefalar

Outras formas de identificar é perceber o volume de fios que ficam na escova após pentear os cabelos, se a quantidade for grande você provavelmente está sofrendo com a quebra dos cabelos.

Uma das principais causas de cabelos quebrados são:

  • Realização frequente de procedimentos químicos como alisamentos, coloração e descoloração e outros.
  • Falta de hidratação e nutrição.
  • Lavar os cabelos em água extremamente quente.
  • Amarrar os cabelos molhados constantemente.
  • Enfraquecimento dos fios por falta de determinados nutrientes indispensáveis à formação e estrutura das madeixas.
  • Uso constante de equipamentos térmicos como chapinhas e secadores e várias outras causas.

Cabelo quebrado: o que fazer para corrigir?

Agora que você já sabe o que são cabelos quebrados, precisa entender como corrigir tal problema de forma fácil e objetiva.

Corrigir e até mesmo evitar a quebra capilar pode ser mais fácil do que você imagina e a seguir listaremos algumas dicas para que você possa se inspirar.

cabelo quebrado desde a raiz
Foto: @gabrielabettim
  • Procedimentos químicos: dê um tempo nas químicas que faz nos cabelos, deixe-o respirar ar puro e se recuperar antes de reiniciar os retoques dos procedimentos químicos.
  • Reconstrução capilar: invista em produtos e procedimentos feitos por profissionais de reposição de massa capilar para auxiliar na recuperação dos fios. O cabelo quebrado necessita de muita reconstrução, mas não se esqueça de seguir os demais tratamentos do cronograma capilar que são a nutrição e a hidratação.
  • Suplementos: faça uso de suplementos a base de vitamina E, tenha uma alimentação saudável e invista em produtos capilares que contenham tal vitamina. Alguns exemplos de alimentos ricos em vitamina E são: abacate, avelã, azeite, uvas e manga.
  • Shampoos: evite usar produtos que tenham em sua composição sal, sulfato e parabenos.
  • Calor: evite o uso de chapinhas e secadores sempre que possível. Porém, se você não fica sem eles, faça bom uso dos protetores térmicos.
  • Hidratação caseira: invista em hidratações caseiras com produtos naturais. Você pode utilizar a máscara de sua preferência em associação com outros produtos como os óleos (de coco, argan e rícino), amido de milho, babosa e outros.

Hidratação para cabelo quebrado

Se após ler todas as informações você percebeu que está sofrendo com a quebra capilar, saiba que algumas hidratações podem te ajudar em até 80% a corrigir o problema.

Um bom exemplo de hidratação para os cabelos quebrados é a umectação cremosa.

Para fazê-la você vai precisa de uma colher de glicerina (que é altamente hidratante), duas tampinhas de óleo de rícino, uma colher de óleo de coco extravirgem 100% natural, duas colheres de soro fisiológico (ajuda na hidratação) e duas a três colheres do creme de sua preferência.

Misture todos os ingredientes em uma tigela até obter uma mistura homogênea. Aplique a mistura em todo o cabelo enluvando bem e dando maior ênfase para as pontas. Lembre-se de utilizar essa mistura nos cabelos sujos para obter melhores resultados.

Após realizar a aplicação, enrole um plástico filme na cabeça para abafar os fios e deixe o procedimento agir por no mínimo duas horas ou se possível durma com o tratamento no cabelo.

Passado o tempo, lave os cabelos e condicione com os produtos de sua preferência, mas lembre-se de aplicar o shampoo somente na raiz do cabelo e deixe que a espuma e água chegue até as pontas para lavá-las sem esfregar muito.

Outra dica importante para valorizar ainda mais a umectação cremosa é deixá-lo secar de forma natural, sem o uso de ferramentas que gerem calor.

Confira como fazer no canal da Dicas Da Chris:

Como fazer o cabelo parar de quebrar imediatamente

Um grande aliado para a quebra de cabelo e para cabelos danificados no geral é o leite de coco.

Aplique-o puro em seu cabelo ainda sujo, umedecendo bem os fios e deixe agir por aproximadamente 30 minutos. Passado esse tempo, enxague bem os cabelos e aplique o shampoo de sua preferência para lavá-lo.

Após lavar, seque os fios, faça uma mistura de sua máscara de hidratação com leite de coco e aplique em todo o comprimento do cabelo. Coloque uma touca e deixe agir por cerca de 15 a 20 minutos.

Enxague, condicione e finalize como preferir. Caso for secar com auxilio de secador, utilize-o na temperatura média, mas prefira deixar secar naturalmente.

Veja o passo a passo com a Caroline Lima:

Como recuperar cabelo quebrado por alisamento

Sempre que submetemos os cabelos a procedimentos químicos como os alisamentos, eles se tornam mais frágeis e quebradiços e por isso precisamos recuperá-los desse dano.

Uma boa forma de fazer isso é misturar a máscara de hidratação de sua preferência (2 a 3 colheres), uma tampinha de Pantovit e uma tampinha de óleo de rícino.

Misture tudo e aplique nos cabelos deixando agir por aproximadamente 20 minutos. Lave, condicione e finalize como preferir.

Aproveite para conferir com a Camila Nunes:

Cabelo quebrado e ressecado

Para cabelos quebrados e ressecados uma boa receita caseira é misturar seu creme de hidratação preferido, duas colheres de mel ou açúcar, uma colher de glicerina ou óleo vegetal e uma colher de bepantol ou de soro fisiológico. Misture tudo muito bem e aplique nos cabelos sujos, deixando agir por cerca de 30 minutos. Após isso, lave-os normalmente e finalize como quiser.

Veja o tutorial com a CACHEANDO COM A CARLA:

Como recuperar cabelo quebrado por química

Os cabelos quebrados por química também merecem atenção especial e essa misturinha pode salvar seus fios.

Em uma tigela adicione duas colheres de máscara super hidratante de sua preferência, duas colheres de amido de milho, uma colher de glicerina, duas colheres de vinagre de maçã sem álcool e uma colher de açúcar.

Misture tudo muito bem até obter uma pasta homogênea. Lave os cabelos e retire o excesso de água. Passe a mistura enluvando bem as mechas. Deixe agir por 30 a 40 minutos, enxague, condicione e finalize com os produtos de sua preferência.

Confira como fazer com a VANESSA TIMÓTEO:

Deixe um comentário